Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Dúvidas frequentes sobre o Acordo de PLR na TV Globo

Compartilhe:
noticias-actgloboduvidas

Mesmo após algumas semanas de divulgação, muitos trabalhadores continuam procurando nosso Sindicato com dúvidas frequentes sobre o novo Acordo de PLR na TV Globo. Para sanar de uma vez por todas essas dúvidas, publicamos esse áudio onde o próprio Presidente Leonel Querino explica ponto a ponto desse novo PLR.

Para ler o documento oficial deste Acordo Coletivo de Trabalho na íntegra, clique aqui.


A primeira observação do Presidente é sobre a importância do pessoal participar ativamente do Sindicato. Estamos sempre de portas abertas para ouvir a voz de todos. Esse Acordo Coletivo com a TV Globo, por exemplo, só foi fechado após convocarmos uma ampla assembleia na própria empresa para saber qual o interesse dos próprios funcionários. Mesmo assim, infelizmente, nem todos participaram. É fundamental estar sempre acompanhando os canais de comunicação do Sindicato,  como nosso site, redes sociais (facebook e twitter), ou até mesmo telefones e e-mails, para evitar divulgar informações erradas sobre os seus próprios direitos e dos colegas de trabalho.

 

Qual é o novo PLR que os funcionários da Globo vão receber?

Segundo o Acordo, fica garantido aos funcionários uma Participação nos Lucros e Resultados de, pelo menos, 120% do salário a ser paga até janeiro de 2020 (relativo a 2019). Esse valor também pode ser adiantado em 37,5% agora em julho de 2019, e pagar os outros 82,5% efetivamente em janeiro – esse adiantamento é opcional para a empresa.

Já para o PLR relativo ao ano de 2020, o Acordo garante que os funcionários receberão um valor de, no mínimo, 75% do salário, a ser pago até janeiro de 2021. Reiterando: esses valores de 120% e 75% são o mínimo, ou seja, a depender dos lucros e resultados da empresa os funcionários poderão receber ainda mais.

 

Com esse Acordo a Globo não precisa mais cumprir a CCT?

Não. Este Acordo Coletivo substitui apenas a cláusula nona da Convenção Coletiva (CCT), que trata da obrigação de Abono/Participação nos Lucros e Resultados. Isso significa que em breve estaremos negociando novamente os reajustes salariais, direitos sociais, horas extras e cada uma das condições de trabalho para a próxima Convenção Coletiva. Essa negociação é feita entre o nosso sindicato, dos trabalhadores, e o sindicato dos patrões – que representa as empresas – e como sempre a Globo e a todas as outras emissoras terão que cumprir o que for assinado também.

A única diferença é que agora, para os trabalhadores da Globo, o PLR já estará garantido para os próximos dois anos, nesses novos percentuais. É importante lembrar que, nos últimos cinco anos, mesmo com toda mobilização, o percentual de Abono/PLR que a nossa categoria tem conquistado nas Convenções Coletivas se manteve em 42%. É por isso que consideramos esse novo Acordo uma vitória, porque garante bem mais do que vínhamos conquistando até então.

 

banner-public-gif-final

 

O que acontece com o PGP a partir desse acordo?

O programa de PGP da Globo nunca foi uma regra ou obrigação jurídica, ou seja, a empresa sempre pagou de espontânea vontade, e os próprios trabalhadores nunca acionaram o Sindicato para mediar nada em relação ao PGP, portanto, está totalmente fora da nossa alçada. É possível sim que a empresa deixe de pagar esse valor. Mas vale destacar que, nos termos do Acordo, não é mencionado nada em relação ao PGP.

Na prática, mesmo se o trabalhador deixar de receber o PGP (que geralmente era de 75% do salário), com o novo PLR ele ainda sairá no lucro. Isso porque a soma do PGP com o antigo PLR (de 42%) dava um valor de 117% – que não era integralmente garantido na justiça. Agora, o valor que o funcionário passará a ganhar com o novo PLR, além de ser maior, agora é também uma garantia judicial assinada pela empresa.

 

É preciso bater as metas para ganhar o percentual mínimo?

O Presidente explica por último esse ponto do Acordo Coletivo que muita gente ainda confunde. A empresa estabelecerá uma série de metas a serem alcançadas pelos trabalhadores, e quanto mais metas cada um alcançar, maior será o percentual de PLR a receber. Contudo, isso não significa que o funcionário que não alcançar essas metas receberá menos que 120% nesse ano e 75% no ano seguinte.

Esses já são os valores mínimos, garantidos para todos. O plano de metas, que será divulgado internamente pela empresa, tem o objetivo de estimular os funcionários a conquistar valores ainda maiores, chegando até 150% do salário.

Quem já trabalha em área integrada no projeto “Uma Só Globo” (como o pessoal do esporte), e já presta serviço para as diversas empresas do Grupo Globo (Globosat, Globoplay, TV Globo etc.), o percentual a receber será atrelado aos lucros e resultados da “Uma Só Globo”. Para os que trabalham em áreas não integradas ainda (como o pessoal das novelas) que presta serviço somente para uma empresa do grupo, esse percentual será referente aos resultados somente da empresa em questão.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias