Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Consciência que faz toda a diferença: a importância da participação dos radialistas

Compartilhe:
noticias-consciencia

Nas últimas semanas visitamos as maiores empresas do Rio, e conversamos com inúmeros trabalhadores. Temos o prazer de receber muitos deles como sócios, mas é triste saber que vários outros ficam na indecisão e acabam não procurando o sindicato quando não somos nós que tomamos a iniciativa. Se você é uma dessas pessoas, separamos 10 fatos que vão te vão te ajudar:

1) Sindicato x Empresas

É fundamental que todo trabalhador em Rádio e TV do RJ saiba que 100% do sustento do seu Sindicato vem da contribuição voluntária e consciente de trabalhadores como você. Por isso defendemos os profissionais, não “combatendo as empresas” mas pressionando para que elas respeitem e valorizem o seu trabalho. É do nosso interesse que o setor de Rádio e TV cresça, supere suas crises e gere mais empregos de qualidade para que todos tenham melhores condições de vida.

2) Diretoria Voluntária

Os membros da Diretoria eleita também são trabalhadores em empresas de Rádio e TV assim como você, e a grande maioria continua na ativa normalmente. Todos são sócios do sindicato sem nenhum privilégio, e contribuem mensalmente com 1% dos seus salários para a nossa instituição como sempre fizeram todos os sócios. Também é bom saber que a Diretoria muda a cada 3 anos, portanto, se você teve uma experiência ruim com o Sindicato no passado, saiba que a atual gestão é totalmente diferente, e a próxima pode ser ainda melhor se você participar mais daqui pra frente.

3) Administração Transparente

Todas as contribuições financeiras (desde doações pontuais até, principalmente, a mensalidade dos sócios), são totalmente investidas nos serviços prestados aos trabalhadores do Rádio e da TV. Todos esses investimentos que são administrados pela Diretoria possuem prestação de contas constante e totalmente transparente, publicada sempre mediante a aprovação de todos os sócios que tiverem interesse em verificá-las, de acordo com nosso estatuto.

 

 

4) Equipe Especializada

Desde a reestruturação financeira da atual gestão, o SinRadTv-RJ possui apenas 8 funcionários, trabalhando de forma integrada entre os setores de secretaria, comunicação e jurídico (que concentra a maior demanda). Todos são profissionais especializados, contratados de forma imparcial, nos valores mínimos de mercado, e que atuam nas condições mais adversas para apoiar a nossa categoria.

5) Demandas da Categoria

Este trabalho diário envolve tarefas como: a verificação de denúncias, investigação de provas, comunicação constante, dúvidas, informações, registros, emissão de documentos, produção de conteúdos educativos e de notícias, criação e manutenção de plataformas, bancos de dados, pesquisas de indicadores econômicos, negociações constantes com as mais de 60 empresas do setor, com as diversas instituições patronais, e o atendimento virtual e presencial de aproximadamente 10 mil radialistas.

6) Atuação Jurídica

Na justiça, nossa equipe administra 63 ações coletivas em curso atualmente. Cada uma delas representando um grupo de trabalhadores (seja de 30, 300, e até 3000 pessoas) que sofreram algum tipo de abuso e ainda não receberam compensação. Sem falar em todos aqueles que estão sendo explorados nesse exato momento, e todos os outros que ainda não denunciaram abusos com os quais convivem ou conviveram. As ações individuais em curso são centenas; as que já vencemos, milhares.

 

Leia também:

 

7) Negociações Coletivas

Anualmente, negociamos com representantes de todas as empresas dos setores de Rádio, TV aberta e TV por assinatura do estado, defendendo e conquistando uma série de benefícios para a categoria que passam a ser obrigação da empresa graças a essas negociações. Além disso, também pressionamos constantemente o poder público em defesa dos direitos trabalhistas no âmbito legislativo. A maioria dos radialistas nem sabe, mas o nosso trabalho faz a diferença no seu bolso e na sua saúde todos os dias: desde o valor dos salários, reajustes, auxílios, horas extras e afins, até as condições mínimas de trabalho, segurança e descanso que todos devem ter. Boa parte do que você já recebe, mesmo que não saiba, é fruto dessa luta.

8) Otimização Administrativa

Nos últimos 2 anos, otimizamos todos os serviços oferecidos. De 2017 pra cá, a arrecadação caiu mais de 60%, principalmente pela precarização do trabalho e das leis trabalhistas; o aumento de demissões e terceirizações prejudicam o radialista, afastam do sindicato e dificultam a sua contribuição. Mesmo assim, seguimos vencendo mais de 90% dos processos, e reduzimos mais de 70% dos custos institucionais nos últimos 2 anos. Ainda por cima, ampliamos as parcerias externas e a rede de convênios e benefícios à disposição dos sócios e suas famílias: acesso a inúmeros produtos, serviços e descontos exclusivos nas mais diversas áreas (segurança familiar, saúde, cultura, esporte, educação, aperfeiçoamento profissional, lazer e muito mais).

9) Beneficiados x Colaboradores

Você já percebeu que o volume de trabalho e o impacto social que temos é muito maior do que o volume de recursos que recebemos. Pela lei, o Sindicato deve lutar por todos, mas infelizmente não são todos que contribuem. Muitas pessoas que colhem os frutos desse trabalho não contribuem de forma alguma. Alguns simplesmente não buscam informações, e por isso não se aproximam (afinal as empresas e a educação formal não costumam estimular a organização coletiva). Outros entram na onda das conspirações e, mesmo sem conhecer, pensam e falam mal de nós. Muita gente infelizmente se recusa a aceitar que o seu Sindicato sempre será um reflexo da sua própria atitude diante dele.

10) Gestão Participativa

O Sindicato é você. Somos todos nós. Por isso é preciso contribuir, não apenas financeiramente (apesar de ser importante), mas principalmente com apoio e participação. Acreditamos que todo sindicato precisa da mobilização e participação constante da sua categoria, por isso nossa maior aposta é você. Todas as nossas decisões são feitas em assembleia, e também investimos cada vez mais em canais de diálogo. Você pode fazer denúncias, tirar dúvidas, conversar conosco, sugerir novas ações e parcerias, tudo isso a qualquer momento; seja presencialmente na nossa sede no Centro do Rio de Janeiro, em horário comercial, seja pela internet (por e-mail, facebook, messenger ou whatsapp) onde recebemos mensagens 24h por dia.

11) Bônus! Faça essa experiência

Se você chegou até aqui, com certeza tem interesse em apoiar a luta pelos direitos da sua profissão. Então está esperando o quê para se associar? É só clicar aqui e em 3 minutos você faz o passo a passo. Você é livre para entrar e sair a qualquer momento, com a mesma facilidade. Faça essa experiência, seja sócio do seu Sindicato! Nós garantimos que você não vai se arrepender.

 

 

logo-sinrad

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook