Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Justiça obriga SBT a corrigir medidas sanitárias

Compartilhe:
20200515_140105_0000

Após pressão judicial do Sindicato a justiça finalmente obriga o SBT Rio a corrigir com urgência as medidas de proteção à saúde dos trabalhadores. Devido à falta de condições adequadas, somente em abril foram dois falecimentos de funcionários contaminados pelo Covid-19.

 

Tragédia anunciada

O processo judicial foi aberto pela equipe do SinRadTv-RJ em caráter de urgência logo que um dos trabalhadores denunciou a situação.

José Augusto Nascimento Silva (o “Naná”, editor de VT no SBT) deflagrou corajosamente a negligência da empresa. Por whatsapp, informou aos colegas de outros setores e também à equipe de fiscalização do sindicato. No mesmo dia que enviou seu último áudio, tinha acabado de apresentar os primeiros sintomas do vírus, mas não acreditava ter pego. Em suas mensagens, ressalta que sua maior preocupação eram os amigos. Pensava que em breve voltaria ao trabalho. No dia 13 de abril, Naná faleceu.

Dia 22, faleceu seu colega Robson Thiago Mesquita (o “Tio Chico”), cinegrafista jovem e com uma grande carreira pela frente. Robson aguardava ansioso o nascimento de seu primeiro filho. Contudo, no dia do parto, já havia sido internado em CTI. Partiu sem ter a chance de conhecer o bebê.

Em poucos dias, cerca de 30 trabalhadores do SBT foram internados, muitos em estado grave.

 

Resposta da Justiça

A justiça jamais poderá compensar o sofrimento e as perdas de todas essas famílias, mas os responsáveis pelo caso já agiram para prevenir que se repita.

Dia 23/04, o juiz deferiu a antecipação tutela para empresa cumprir uma série de medidas sanitárias, de higiene e segurança do trabalho. Tudo com objetivo de combater a disseminação do vírus no ambiente da empresa. Leia a liminar completa clicando aqui.

“O juiz deferiu praticamente todos os nossos pedidos liminares, exceto o fechamento da emissora, pois pelo decreto do governo federal os meios de comunicação são serviços essenciais que não podem parar na pandemia, mas as medidas de segurança e higiene foram praticamente todas contempladas pela decisão judicial”, afirma um dos dirigentes sindicais que acompanha o caso.

“Mas observe que ficou registrado que outras medidas podem ser adotadas para garantir a segurança dos trabalhadores se a empresa não adotar os procedimentos determinados pela justiça, o que pode até culminar no fechamento do local”, conclui.

O SBT já foi intimado desta decisão e o Ministério Público do Trabalho inclusive já se habilitou nos autos.
Além disso, já está designada a audiência para encaminhar a próxima etapa do processo.

A orientação do sindicato neste momento é que todas e todos que estiverem passando por situações semelhantes entrem em contato pelo endereço de e-mail: juridico.radialistasrj@gmail.com

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias