Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Congresso Nacional da FITERT – Trabalhadores em Rádio e TV

Compartilhe:
noticias-congressofitert1

Nos dias 5, 6 e 7 de outubro foi realizado o 11º Congresso da Federação Interestadual de Trabalhadores em empresas de Rádio e TV (FITERT), com a participação ativa do nosso Sindicato Radialistas RJ. O encontro foi em Brasília, e cada dia foi de intenso debate. Isso porque são muitos os desafios da categoria em todo o país. Leia mais sobre os temas clicando aqui.
Ameaçados por forças do Planalto que querem acabar com o adicional por acúmulo de função, seguimos firmes pela Federação para proteger estes e outros direitos. Juntos também conseguimos compreender ainda melhor o cenário externo (do jogo político no Brasil e no mundo) e o cenário interno (as disputas pelo sentido da atuação da própria FITERT nesse meio).

 

Muito debate e avanços importantes:
Debatemos diversos assuntos de forma consensual, e riquíssima para todos: como as questões de gênero afetam profundamente a nossa categoria; como todos os radialistas devem se inserir nesta luta por direitos iguais para homens em mulheres; e como podemos melhorar nossa própria organização para construir uma FITERT mais eficaz, transparente e próxima dos trabalhadores. Também houveram eleições para a nova diretoria da Federação – e neste momento, as tensões se acirraram sobre alguns pontos cruciais. Um deles, a própria importância das decisões da “base” de trabalhadores de cada estado nas decisões dos seus representantes, delegados e diretores da nossa Federação. Vamos explicar:

Por que houve tensões na eleição?
Porque, apesar de intensas tentativas do RJ, não foi possível unificar toda a Federação em uma única chapa. SP, DF, BA, GO, MG, PA e ES também se uniram a esse esforço, mas alguns estados preferiram se manter separados. Uma pena. Mas as diferenças de opiniões são positivas para que a democracia cresça. Acreditamos em uma FITERT diversa e, ao mesmo tempo, unificada – assim como defendemos que seja o nosso sindicato. Que seja capaz de conversar, amadurecer, mas ter sempre a firmeza de que lado estamos na hora da luta pelos direitos dos trabalhadores. Acreditamos em uma Federação onde todos os sindicatos possam confiar e atuar juntos para proteger você, radialista, e os seus interesses.

O Sindicato Radialistas RJ (como os de todos os estados que citamos) acredita que é importante os candidatos a representantes dos trabalhadores sejam escolhidos pelos próprios colegas de trabalho da sua região. Porém, houve delegados que insistiram em candidaturas como esta. Por 3 vezes o processo eleitoral foi suspenso na tentativa de conseguir uma unificação, mas a eleição acabou acontecendo com 2 chapas, e uma diferença de 11 votos. Apesar de alguns dirigentes do nosso sindicato terem resolvido apoiar esta outra chapa, a direção do Sindicato Radialistas RJ como instituição dentro da FITERT é de oposição interna, como foi decidido em Assembleia aberta a todos os trabalhadores.  Por fim, o bloco composto pelo nosso Sindicato Radialistas RJ (assim como os estados mencionados acima) terá 7 diretores, trabalhando junto com outros 8 do outro bloco. Isso porque o modelo de eleição da diretoria da FITERT é proporcional.
Você pode conferir mais sobre a eleição clicando aqui.

 

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias