Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

SOS: Cinemateca, TV Escola e TV Ines Precisam de Você!

Compartilhe:
noticia-sinradtv-rj3

Desde o natal de 2019, o governo prolonga um ataque covarde contra a Acerp, e o risco de extinção da Cinemateca Brasileira, da TV Escola e da TV Ines nunca foi tão iminente. Com salários atrasados e sem perspectivas, os trabalhadores e trabalhadoras realizam hoje (12/06) uma greve de 24h, como parte da campanha “SOS Roquette Pinto”.

Risco Iminente

Muita gente não sabe que tudo isso começou com uma atitude ilegal do Ministério da Educação, que rompeu o contrato de financiamento dos projetos da Acerp. Durante 30 anos a Acerp é referência mundial de comunicação educativa. Ela é a responsável por preservar a memória do audiovisual brasileiro e promover a educação pública para todos, com acessibilidade e acesso à informação.

O contrato do MEC com a Acerp exige um aviso de 1 ano de antecedência caso uma das partes decida não renovar. Mas, em dezembro de 2019, quando a Acerp já havia passado com louvor em todos os critérios para renovação do contrato já em janeiro de 2020,  Ministro Abraham Weintraub simplesmente suspendeu os pagamentos.

 

Apelo à População

A decisão arbitrária e sem aviso prévio resultou em centenas de demissões do dia para a noite. Ainda assim, os trabalhadores seguiram com o maior esforço para manter o patrimônio cultural brasileiro vivo. Contudo, desde abril, esses mesmos funcionários estão sem salário.

Por isso, precisamos do apoio da população. A Cinemateca guarda o precioso acervo de mais de um século do audiovisual nacional. Há mais de 20 anos a TV Escola leva informação e conteúdo a professores e estudantes de todo o país, em lugares onde muitas vezes a própria escola não chega. Já a TV INES é o primeiro e maior canal bilíngue do Brasil (com 100% do conteúdo em Libras e Português), levando informação a 10 milhões de surdos brasileiros – uma experiência única na América Latina e inspiração para projetos de inclusão nos países mais desenvolvidos no mundo.

Clique para assistir o depoimento dos próprios trabalhadores para a campanha “SOS TV Escola, TV INES e Cinemateca”

 

blue-and-white-simple-illustrated-situational-report-instagram-story

 

Clique para ler também a Carta Aberta dos funcionários.

 

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias