Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Reunião aberta sobre as pautas da EBC, dia 7/08 às 13:30

Compartilhe:
noticias-reuniaoebc

A reunião aberta que será realizada no dia 7 de agosto, às 13:30, no Espaço Cultural da EBC-RJ, tratará de três temas centrais: (1) as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) e do Plano de Cargos e Remuneração (PCR); (2) informes sobre a campanha #FicaMecAM; (3) debate sobre as manifestações do próximo 13 de agosto, Dia Nacional de Paralisações e Manifestações contra a “reforma” da previdência e em Defesa da Educação.

Os Sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas, e a Comissão de Empregados da EBC-RJ, convidam todas e todos os empregados da praça a comparecerem nessa reunião para discutirmos juntos as formas de mobilização e luta em defesa dos nossos direitos.

 

Resumo da situação ACT e PCR

Sem ACT há 10 meses , sem reposição da inflação nos salários, benefícios e nos valores das referências do atual Plano de Cargos e Salários há 2 anos e 10 meses, o acordo continua parado no TST diante da intransigência do SEST em se negar a garantir a reposição da inflação e manter nossos direitos conquistados no ACT.

 

Plano de Cargos e Remunerações

Na segunda reunião entre os Sindicatos, Comissão de Empregados e o representante dos empregados no CONSAD realizada dia 17 de junho, a direção da EBC apresentou os cargos dos Radialistas sobre a base do decreto Temer que ” regulamentou ” mais acúmulo de função na profissão, desrespeitando também a Lei que regulamenta a profissão de Jornalistas.

Todos os representantes dos empregados recusaram qualquer proposta de PCR que tenha como base o decreto que desregulamentou a profissão dos Radialistas, que está para ser julgado numa Ação de Inconstitucionalidade movida por parlamentares no congresso a pedido da FITERT e dos sindicatos dos radialistas filiados.

Diante da recusa, a direção da EBC se comprometeu a fazer uma terceira reunião para continuar a negociação.

Passados 1 mês, o EBC INFORMA de 18 de julho – “Proposta do PCR avança mais uma etapa” – e diz que:

“…a nova proposta do PCR foi apresentada à Diretoria Executiva da EBC no último dia 5 de julho…Após aprovação da Conju, o PCR será novamente apresentado aos empregados para conhecimento” e que “Em seguida, a área de Gestão de Pessoas emitirá a versão final para aprovação da DIREX, CONSAD e demais instâncias de governança.” (Grifo nosso).

Para as entidades sindicais será um retrocesso se a proposta de PCR da empresa continuar com base num decreto sob judice que pretende impor o acúmulo de função.

Na reunião do dia 7, vamos também discutir como se dará a participação dos empregados da EBC no dia 13 de agosto. Compareça: só com nossa mobilização é que iremos garantir nossos direitos.

 

Passou 31 de Julho e a MEC AM não fechou! Agora, a luta continua.

No início de julho, quando a direção da Rádio MEC AM, um dos veículos da Empresa Brasil de Comunicação – EBC instalada na cidade do Rio de Janeiro, comunicou aos empregados da rádio, com repercussão na imprensa, que ela sairia do ar em 31 de julho.

Os empregados da EBC RJ, com a ajuda dos seus Sindicatos de Radialistas, de Jornalistas e da Comissão de Empregados, se mobilizaram impulsionando a formação de um Comitê para impedir o fechamento da primeira rádio do Brasil fundada em 1923 por Roquette-Pinto e Henrique Morize, então presidente da Academia Brasileira de Ciência e Tecnologia.

O Comitê lançou um Manifesto Público dirigido ao Governo Federal e a presidência da EBC – que trouxe para o Comitê junto com os empregados as representações da sociedade – que conta com mais de 250 adesões, entre elas Fernanda Montenegro, Chico Buarque, Paulo Betti, Osmar Prado, Claudia Raia e Carmen Roquette-Pinto, filha de Roquette-Pinto, que com 92 anos de idade esteve presente e a primeira a falar no Ato.

Essa mobilização fez o governo recuar e a Rádio continua no ar, mas sem ter desistido de fechar a Rádio como alerta o Manifesto aprovado pelos presentes no Ato Público realizado dia 24 de julho na porta da EBC RJ, na Lapa.

O Manifesto continua aberto a adesões, dando continuidade a luta enquanto o governo não oficializar que desistiu de tirar a Rádio MEC AM e o conteúdo que transmite do Ar.

No dia 31 de julho, quando a rádio sairia do Ar, o Comitê se reuniu novamente. Entre suas decisões está chamar todas organizações sindicais e populares que estão na luta em defesa da comunicação pública a nos concentramos na porta da EBC RJ (Av Gomes Freire 474 – Lapa) dia 13 de agosto as 14 hs para nos dirigirmos com faixas e cartazes juntos com os empregados da EBC e suas entidades representativas (“FICA MEC AM, NÃO AO DESMONTE DA EBC, EM DEFESA DA COMUNICAÇÃO PÚBLICA”) até a Cinelândia onde ocorrerá o Ato Contra a Reforma da Previdência, EM Defesa da Educação Pública, marcando no Rio de Janeiro os Atos que estarão ocorrendo em todo o país.

fernanda

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias