Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Radialistas decidem aderir à Greve Geral de 14 de Junho!

Compartilhe:
noticias-grevegeral1406

A categoria dos Trabalhadores em Rádio e TV do Estado do Rio de Janeiro decidiu hoje (11) aderir à Greve Geral da próxima sexta-feira, 14 de junho de 2019. A decisão foi votada em regime de Assembleia Geral, amplamente divulgada, e recolheu votos em duas sessões simultâneas.

A sessão principal foi na Sede do Sindicato, e contou com a participação de profissionais de pelo menos 7 das maiores empresas do estado. A outra sessão foi realizada na Empresa Brasil de Comunicação (EBC), onde os funcionários já tinham reunião marcada sobre as negociações do Acordo Coletivo de Trabalho. Além dos radialistas, a Greve Geral de 14 de Junho já conta com apoios de milhões de trabalhadores: rodoviários, metroviários, bancários, educadores, técnicos, enfermeiros, domésticas, petroleiros e muitos outros.

O comunicado oficial sobre a adesão à Greve Geral (clique aqui para acessar) já foi assinado pelo Presidente do Sindicato, Leonel Querino, e as empresa também já foram notificadas sobre a decisão da categoria.  Os radialistas se mobilizam neste dia principalmente em defesa da Previdência Social e contra a manipulação midiática que as emissoras têm feito sobre esse tema.

 

Como funciona a Greve

Uma vez que o Sindicato cumpriu todos os trâmites legais e estatutários, e as empresas já foram notificadas da decisão da Assembleia, os trabalhadores radialistas estão amparados pela lei nº 7783/89 para aderirem ao movimento.

 

“Pela lei, as empresas não podem descontar arbitrariamente esse dia do radialista que aderir ao movimento, nem mesmo persuadir o trabalhador a não aderir, ou poderão ser penalizadas na justiça.”

 

A lei determina que, uma vez que o Sindicato notifica a empresa com a devida antecedência, informando que haverá greve, os trabalhadores não precisam se expor nem informar sua ausência, nem mesmo para seu superior direto. Caso algum radialista seja descontado ou assediado em razão da greve, deve denunciar o ocorrido ao Sindicato, que moverá ação judicial contra a empresa.

Durante o dia 14, manteremos também um plantão para receber denúncias e esclarecer dúvidas sobre o movimento. Anote nossos telefones: (21) 2253-8914 ou (21) 2253-8903.

 

mobile-grevegeral2

 

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias