Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Negociação PLR TV Globo 2021/2022

Compartilhe:
copia-de-noticia-sinradtv-rj

GLOBO SEGUE INTRANSIGENTE NO PLR 2021/2022

Os sindicatos dos Radialistas e dos Jornalistas do Rio de Janeiro reuniram-se novamente com a direção da TV Globo para tratar do Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) que definirá as regras de Participação nos Lucros e Resultados (PLR) dos funcionários da empresa para os anos de 2021 e 2022.

O acordo proposto pela empresa segue na linha de reduzir o mínimo garantido – de 0,75 do salário bruto em 2020 para 0,50 em 2021 e 2022.

Outro ponto importante da negociação que não avançou, foi a divulgação da meta a ser alcançada. A proposta patronal mantém oculto o valor da EBITDA (Lucro antes de depreciações, juros e tributos) que a empresa pretende alcançar. Na prática, tal ocultação transforma todo o acordo em uma carta branca para a diretoria da TV Globo aplicar o pagamento que bem entender.

Se não há transparência, não há meritocracia.

Através dos canais internos, utilizando-se do poder dos “líderes” perante suas respectivas equipes, a diretoria da Globo tenta ameaçar os trabalhadores com o não pagamento de PLR para os próximos anos caso os sindicatos não assinem tal acordo. Porém, não é bem assim.

Os sindicatos ratificam que, conforme consta na lei 10.101/00, todas as empresas brasileiras são obrigadas a repartir os lucros com seus empregados. Além do mais, existe o entendimento jurídico de que, na Globo, o pagamento anual de pelo menos 0,75 do salário bruto é um direito adquirido de forma tácita, ou seja, são obrigados a pagar.

Mesmo com os entraves, a perspectiva dos sindicatos é de que se chegue a acordos amigáveis. Convocaremos uma nova reunião com os trabalhadores, em breve.

Fique ligado nos canais sindicais e mantenha-se informado. A luta sindical depende do apoio dos trabalhadores.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias