Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações 2020: Inscreva-se!

Compartilhe:
noticia-sinradtv-rj8

Neste ano, a 23ª Plenária do FNDC acontecerá 100% online, e será transmitida para todo o mundo pelo canal do fórum no YouTube. Para se inscrever no canal, basta clicar aqui. Você também pode acessar todos os conteúdos do fórum no site www.fndc.org.br.

Leia abaixo alguns textos produzidos para a convocação da plenária:

“O cenário de ataques às liberdades democráticas e aos direitos sociais que emergiu no país desde 2016 e se aprofundou com a posse de Jair Bolsonaro, conforme detalhado na tese de Conjuntura, impôs ao FNDC um ajuste na sua linha de atuação. O Fórum e o movimento de luta pela democratização da comunicação passou a priorizar uma agenda de denúncias das violações à liberdade de expressão e à democracia.

O sistemático fechamento dos canais de diálogo e participação, tanto com o governo quanto com instâncias regulatórias, também nos impediu de avançar numa agenda de políticas públicas propositivas, especialmente em âmbito federal. A exceção se deu com possibilidade de incidência no Congresso, como durante a aprovação da LGPD (Lei nº 13.709/2018). Em função disso, a resistência contra os retrocessos passou a ser o centro da agenda de grande parte do movimento social brasileiro.

Em 2020, todo este cenário ainda foi agravado pela pandemia do coronavírus, que mais do que nunca, agravou as desigualdades históricas que assolam o país, desnudando as desigualdades raciais e de gênero, aumentando o desemprego e a dificuldade de geração de renda e vitimizando mais de 100 mil famílias. E, com a necessidade de isolamento social, desnudaram-se também as desigualdades de acesso à internet e do pleno exercício do direito à informação e as consequências disso para o exercício da cidadania. […]”

Em 2020, a 23ª Plenária do Fórum Nacional pela Democratização das Comunicações (FNDC) busca responder a esses e outros desafios que estão colocados para cada um de nós, na vida cotidiana, e principalmente para a sociedade como um todo, organizações, empresas e políticas públicas.

Este Fórum, criado no auge da expansão das comunicações brasileiras, é uma peça chave para a articulação nacional dos mais diversos coletivos, sindicatos, e movimentos sociais que lutam diariamente pelo direito à comunicação em todo o país.

Por isso vamos novamente reunir forças nesta nova fase, e chegar junto nessa jornada com as trabalhadoras e os trabalhadores em Rádio e TV do RJ.

“O FNDC considera que é necessário somar à agenda de denúncias – ainda necessária em âmbito federal – uma estratégia de ação que busque avanços. E nesse sentido, lançar um olhar sobre a atuação em âmbito local, ocupando as brechas abertas nos governos estaduais e municipais, especialmente àqueles permeáveis a pauta do direito à comunicação, pode ser uma possibilidade concreta para conquistarmos avanços na agenda de políticas públicas e também é determinante para capilarizar e fortalecer o FNDC nos Estados.”

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias