Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sindicato cobra na justiça e garante prevenção ao Covid no SBT

Compartilhe:
noticia-sinradtv-rj7

Pressão do Sindicato para preservar vidas de radialistas contra a Covid no SBT funciona, e novos protocolos são acompanhados de perto junto à justiça.

A Resposta da Justiça

Logo que a equipe do SinRadTv-RJ recebeu as primeiras denúncias de negligência do SBT nos cuidados de prevenção ao Covid-19, a empresa foi notificada formalmente. Como a direção na época não respondeu com a devida urgência, o SinRadTv-RJ levou o caso à justiça.

Na ação, o sindicato reivindicou ao juiz que obrigasse a empresa a adotar as medidas de segurança imediatamente. E assim foi. No dia 10/09 recebemos uma nova comunicação do juiz responsável, para saber de nossa equipe se houve novas denúncias e se as medidas continuam vigentes.

 

whatsapp-image-2020-09-11-at-12-44-21

Aprendendo com os Erros

Conforme respondemos ao juiz do caso, nossos representantes têm acompanhado de perto a situação das medidas de prevenção ao Covid-19 no SBT, e verificamos que a empresa tem cumprido todas as exigências de lá pra cá. Listamos, no comunicado oficial, um resumo das principais medidas que estão em curso.

Entre os funcionários que continuam trabalhando, aqueles que estavam em ambientes fechados foram deslocados para o espaço do administrativo – um ambiente mais aberto e ventilado. Além disso, a equipe está reduzida. Absolutamente todos os trabalhadores incluídos no “grupo de risco” do coronavírus – seja por condições prévias de saúde, acima de 60 anos, ou fragilidades temporárias – foram afastados logo no início do processo e assim continuam.

Outra medida importante que vem se mantendo rigorosamente é higienização dos ambientes de trabalho realizada três vezes na semana por uma equipe especializada no combate ao Covid-19. Todas estações de trabalho nos estúdios, no morro do Sumaré e na parte administrativa são submetidas a essa limpeza regularmente. Diariamente, todos os funcionários são orientados a utilizar os EPIs (Equipamento de Proteção Individual) oferecidos pela empresa durante toda a jornada de trabalho.

Uma Lição para Todos

Garantir as medidas de proteção ao Covid-19 no SBT é também uma conquista simbólica e poderosa. No mês de abril, a empresa foi alvo de duras críticas após o falecimento dos funcionários José Augusto Nascimento Silva (Naná) e Robson Thiago Mesquita (Tio Chico), acometidos pela Covid-19.

Naná foi o primeiro radialista a denunciar ao sindicato que a empresa não estava seguindo as normas de prevenção. No áudio via whatsapp, dizia estar preocupado com os amigos que já haviam confirmado o vírus, mas se sentia bem (apesar de uma breve tosse). Em poucos dias ele mesmo seria diagnosticado, internado, e faleceria.

Ele foi o primeiro radialista do RJ vítima da negligência de uma empresa de Rádio e TV com a Covid-19. Mas não foi o único. Tragicamente, muitas emissoras cometeram o mesmo erro naquela época, e houveram muitas vítimas. Mas sabemos que também há empresas cometendo este erro agora, na perigosa ilusão de que “o pior já passou”. Nos últimos dias, o número de vítimas fatais da Covid no Brasil chegou a 130 mil.

É crucial que estejamos todos juntos nessa defesa da vida, firmes e fortes até o fim da batalha – que ainda não está vencida. Esperamos, de coração, que a memória de cada um e cada uma que perdemos neste front jamais seja esquecida. Que pese sobre a consciência de cada gestor e gestora, e também de todos os profissionais, nas mais diversas empresas. Lembre dos que se foram e pense em quem está ao seu lado. Faça a escolha certa, pois você é corresponsáveis pela saúde dos seus colegas e familiares. E que essa responsabilidade nos sirva de combustível, de compromisso e de força para continuar lutando pela vida e pelos nossos direitos sempre, sem recuar jamais.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias