Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Band Rio: demissão em massa sem esclarecimentos satisfatórios

Compartilhe:
noticia-sinradtv-rj-5

Desdobramento das demissão em massa na Band Rio

Nova reunião aconteceu nesta quarta-feira (18) entre os Sindicatos dos Jornalistas Profissionais do Município do Rio de Janeiro e nosso Sindicato (SINRADTV-RJ) com os representantes do RH e Jurídico do Grupo Band Rio. O objetivo foi discutir o questionamento feito pelo SJPMRJ sobre a demissão em massa ocorrida na semana passada.

Os esclarecimentos não foram satisfatórios e os que ainda permanecem na empresa estão inseguros quanto ao futuro da emissora no Rio de Janeiro, pois circula nos corredores informação de que no início de dezembro ocorrerão mais demissões.

Na reunião, os representantes da empresa afirmaram que a Band não vai implantar um novo modelo de negócio na capital fluminense. As demissões, de acordo com eles, decorrem da crise que a Band Rio vem sofrendo devido à pandemia de Covid-19.

 

NÚMEROS DE DEMISSÕES:
O número exato de demissões não foi informado. Também não foi dito quais os setores atingidos e nem confirmada (nem desmentida) a informação de que após as eleições, dia 29, novo corte de igual dimensão vai acontecer.

Segundo o Sindicato dos Jornalistas, cinco jornalistas da TV foram demitidos agora. Em junho, foram nove da rádio e da TV.

Na época, o SJPMRJ esteve reunido com o Jurídico e o Recursos Humanos da empresa e ouviu que as demissões tinham sido motivadas pela crise devido a pandemia. Já corria o boato de que a empresa se preparava para um novo modelo de negócio. Na oportunidade, o Sindicato dos jornalistas propôs que a empresa mantivesse o plano de saúde até o final do ano e não descontasse o vale alimentação já depositado. A Band ficou de estudar a proposta, mas não houve resposta. Os trabalhadores só ficaram sabendo que o pleito não havia sido atendido, na rescisão.

Cerca de 40 radialistas foram desligados, sendo a ampla maioria do setor administrativo.
Vale ressaltar que após a reforma trabalhista, em 2017, os sindicatos perderam o controle das demissões que ocorrem nas empresas. A reforma do Temer, que visou enfraquecer as entidades dos trabalhadores com o fim do imposto sindical que sustentava financeiramente os sindicatos, também colocou fim à obrigatoriedade da homologação na entidade. Essa homologação dava segurança ao trabalhador de que não estava perdendo direitos.

 

FUTURO DA BAND RIO:
A iminência de novas demissões  criou um clima de insegurança na empresa. As informações sobre o futuro da emissora no Rio continua imprecisas. Nós do SINRADTV-RJ e o Sindicato dos Jornalistas pedimos transparência sobre o futuro da Band no Rio de Janeiro.

Estamos aguardando que os representantes do jurídico e do RH da Band Rio conversarem com o diretor geral do Grupo Bandeirantes de Comunicação Rio de Janeiro, Claudio Giordani para confirmar se haverá a reunião solicitada pelas entidades.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias