Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

RJ fecha 595 mil postos de emprego em 5 anos

Compartilhe:
noticia-sinradtv-rj-5

Já seria ruim ver meio milhão de trabalhadores perderem o emprego que sustenta suas famílias. Mas os dados divulgados pelo RAIS/CAGED são ainda mais alarmantes. O estado do RJ, nos últimos 5 anos, reduziu drasticamente o mercado de trabalho: 595.496 vagas a menos. É mais que a população inteira de grandes capitais do país, como Florianópolis. Se o rumo dessa política não mudar, a economia do Rio pode nunca mais voltar aos trilhos.

 

Cenário mais amplo

O estudo foi coordenado pelo economista e professor da UFRJ, Mário Osório, a partir dos dados oficiais da RAIS/CAGED, do Ministério da Economia. No período analisado, o cenário político piorou bastante para o nosso estado, com a baixa do preço do petróleo, a recessão financeira, e a precarização dos serviços públicos acompanhada de grande corrupção em todos os três poderes (legislativo, executivo e judiciário).

A situação do Rio se destaca, mas não é isolada de um problema nacional. Segundo o mesmo levantamento, entre dezembro de 2017 e outubro de 2019 o Brasil fechou 2 milhões de vagas de emprego – redução de 5,1%. Hoje são apenas 37,5 milhões de vagas – em uma população de 200 milhões de brasileiros, 79 milhões aptos a trabalhar.

 

Comparações

Comparando com outros estados, vemos quanto a situação do Rio é grave. SP possui quase o dobro de habitantes e fechou 20 mil vagas a menos que o Rio, totalizando 572.958 postos de trabalho a menos em 5 anos. A partir do terceiro lugar, os estados com pior desempenho no ranking já se distanciam ainda mais: RS com 166.142 vagas fechadas, e PE com 148.116.

Também salta aos olhos que o setor de Serviços (que inclui Rádio e TV) foi de longe o maior prejudicado no Rio de Janeiro: 221.743 vagas fechadas. Para fins de comparação, a Construção Civil perdeu 149.968 postos, enquanto a Indústria e Transformação perdeu 118.902.

 

Encaminhamentos

O professor Mário Osório elenca alguns setores onde o aumento de investimentos é fundamental para o RJ buscar reverter esta situação. Entre eles estão os setores de entretenimento, esporte e cultura, pilares importantes do Rádio e da TV.

Perguntado sobre o assunto, o Secretário Estadual de Trabalho e Renda, Jorge Gonçalves, respondeu apenas a respeito de construções nos portos para a exploração de petróleo e gás. E você, onde acha que o governo e as empresas deveriam investir para aumentar os postos de trabalho no nosso estado?

Comente sua opinião abaixo e compartilhe essa reportagem com seus colegas.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias