Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Sindicato é você – entrevista com Leonel Querino

Compartilhe:
blog-editorial

Na última edição do nosso jornal, o RadioAtivo, a equipe de comunicação do RadialistasRJ resgatou uma entrevista com o Presidente Leonel Querino para publicar como editorial. Nela, o Presidente desabafa e fala diretamente com cada colega trabalhador e trabalhadora sobre o cenário político que está por trás das dificuldades do dia-a-dia dos radialistas, como as demissões. Por fim, faz um apelo: unidade e força. “Sindicato é você!”
Confira:
__________

 

(SinRad) As empresas estão demitindo. Cadê o nosso sindicato?
(Leonel) “Sindicalista é vidraça, não tem jeito. Para receber as pedras dos colegas sempre que algo ruim acontece no nosso ambiente de trabalho. Os corredores das empresas de Rádio e de TV são os principais locais de desabafo. Os mais recentes tem esse foco: demissões demais!

Muitos radialistas acabam não se dando conta, mas uma das principais razões das demissões é a terceirização desenfreada. As grandes empresas de comunicação fazem isso cada vez mais. Os donos das emissoras perceberam que é muito mais barato contratar um empregado terceirizado, ou o famoso “PJ” (pessoa jurídica).”

(SinRad) Mas o que o sindicato tem feito pelos trabalhadores e contra a terceirização?
(Leonel) “Mesmo com o grande esforço dos nossos advogados, vencendo inúmeros casos, não é possível barrar a terceirização apenas na justiça. O governo federal estimula esse corte de direitos, protege os tipos mais abusivos de exploração.
Mas estamos firmes, lutando na política e na justiça com cada radialista. Defendemos seu direito ao trabalho digno, ao salário mínimo, 13º, férias, e aposentadoria. Repudiamos e combatemos casos comoa fraude da Record/Casablanca, que contratam sem carteira assinada. Nosso sindicato participa ativamente das mobilizações populares contra a terceirização e as Reformas Trabalhista e da Previdência.”

(SinRad) Se pudesse passar uma única mensagem aos trabalhadores, qual seria?
(Leonel) “Sindicato é você! Somente com a sua participação e apoio, dentro das empresas, o sindicato terá força para barrar as demissões. Não tem mistério: você quer ver a sua categoria mais forte? Participe das assembleias e lute pelos seus direitos. Só a luta te garante!”

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias