Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Saiu a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo na EBC

Compartilhe:
noticias-acordoebc201819-2
Reunidos em assembleia em Brasília, Rio de Janeiro e São Paulo, centenas de trabalhadoras e trabalhadores da Empresa Brasil de Comunicação aprovaram a pauta de reivindicações para o Acordo Coletivo de Trabalho (ACT) 2018/19 na última sexta-feira (24). Os Sindicatos dos Jornalistas do DF, RIO e SP e o Sindicato dos Radialistas do DF, RJ e SP vão protocolar a pauta e pressionar a empresa para o início das negociações. A data-base da categoria é 1º de novembro.

Para as cláusulas econômicas, vamos lutar por um reajuste do IPCA do período e mais as perdas salariais dos últimos anos de 5,95%. Esse reajuste vale para os salários, piso, vale alimentação, auxílio creche, auxílio pessoa com deficiência e seguro de vida.

Na pauta, defendemos um aumento do adicional noturno para 40% e para áreas especiais para 60%. A categoria ainda aprovou que transporte noturno para os empregados seja garantido a partir das 22 horas nos dias de semana e 18h nos finais de semana.

Duas propostas interessantes aprovadas visam dar a opção para dividir as férias em até três períodos, e também a opção de reduzir a intra jornada para até 30 minutos. A assembleia também aprovou uma redução da jornada para quem faz 40 horas semanais para 35 horas, sem redução de salários e benefícios. Além disso, foi defendido o fim do desconto do vale-transporte.

Entre outras propostas, as trabalhadoras e trabalhadores ainda aprovaram que as funções de gerência-executiva, gerência e coordenação sejam ocupadas somente por pessoal do quadro efetivo e contem, obrigatoriamente, com Processo de Seleção Interna.

Além de atualizar as lutas na Empresa Brasil de Comunicação, esta pauta de reivindicações busca retomar direitos perdidos com a reforma trabalhista, como as horas itinerantes, homologações nos sindicatos e verbas rescisórias.

Confira a pauta completa aprovada pelos trabalhadores

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias