Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Jornada abusiva nas externas da TV Globo

Compartilhe:
noticias-jornadaabusivatvglobo

Nos últimos dias verificamos a grave situação de jornada abusiva que tem sido imposta ao pessoal de externas da TV Globo. As últimas mudanças implementadas pela empresa no setor de Tecnologia de Jornalismo da empresa (que abriga o setor de externas – UPJ) vêm sobrecarregando bastante os radialistas lotados no Jardim Botânico.

Em dois pontos graves, o novo regime de trabalho é inclusive irregular de acordo com a legislação trabalhista e a Convenção Coletiva que regem a nossa categoria:

Duração da Jornada

A primeira irregularidade grave nas atuais condições de trabalho do pessoal de externas – UPJ da TV Globo é que a duração das jornadas passou a extrapolar o número de horas extras aceitáveis em condições normais.

A lei determina que cada radialista pode exercer um máximo de duas horas extras por dia. Quando exerce mais que isso, ainda mais com frequência, é porque na prática a jornada de trabalho diária é superior ao que consta no contrato de trabalho. Nesse caso, seria uma irregularidade grave, sobre a qual a justiça pode obrigar a empresa a pagar valores significativos caso não resolva a situação.

Hoje, as jornadas impostas aos profissionais de externa nesse setor chegam, inclusive, a ultrapassar o teto de 11 horas de trabalho por dia.

Função “extra” não remunerada

Outra imposição abusiva no mesmo setor vem acontecendo com os Técnicos de Sistemas de Áudio e Vídeo. No mesmo período, os profissionais que laboram as funções de “Técnico de Externa” e “Auxiliar de Câmera de UPE” na TV Globo passaram a ser incumbidos de dirigir os automóveis da empresa durante o trabalho.

Além de ter sido atribuída a eles essa função “extra” de maneira autoritária pela emissora, o mais grave é que os profissionais não passaram a receber sequer uma gratificação ou remuneração adicional. Ou seja, de repente passaram a ter um outro trabalho acumulado (o que já compromete a possibilidade de se dedicarem exclusivamente à qualidade do seu serviço principal) e ainda por cima sem receber nada por esse trabalho.

Cobrança

Após verificar essas dificuldades diárias que os trabalhadores vêm enfrentando, nossa equipe de fiscalização já se mobilizou. Contactamos os representantes da empresa para prestar esclarecimentos sobre ambos os casos de irregularidade, e não deixaremos que essa exploração siga sem alarde. Pressionamos para que a TV Globo reformule as condições de trabalho no setor para garantir os direitos e o profissionalismo dos radialistas.

Fortaleça essa luta divulgando e compartilhando nossos conteúdos nas suas redes também! #VemComSeuSindicato

Pressão funcionou! (resposta da empresa)

*Atualizada em 03/02/2019

Após fazermos pressão, representantes da empresa retornaram ao sindicato já remediando a situação dos trabalhadores do setor de externas UPJ. A Rede Globo alegou que a jornada excessiva vinha acontecendo por conta de uma inesperada baixa médica de 6 funcionários. Devido a essa eventualidade, conforme foram se acumulando as entradas de atestado médico, a empresa assume que de fato sobrecarregou os demais radialistas do setor, mas informou que já contratou novos profissionais para não permitir que a superexploração continue.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias