Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

Cancelada a Rodada de Negociação, EBC é pressionada a Estender o ACT vigente

Compartilhe:
noticia-sinradtv-rj15

Nesta quinta-feira a direção da EBC cancelou de última hora a reunião de negociação do Acordo Coletivo com os trabalhadores. Sem uma proposta de nova data pela empresa, a bancada trabalhista agora pressiona para que seja estendida a vigência do ACT atual até que a negociação do próximo seja feita. O SinRadTv-RJ convocou também uma Assembleia Geral Extraordinária Virtual e Conjunta para definir os próximos passos e estratégias da categoria. O evento será realizado dia 28 de outubro, às 19:30, através da plataforma Google Meet. Procure nossa equipe para participar. Clique aqui para conferir o edital de convocação.

 

O Cancelamento Súbito

As entidades sindicais que negociam o Acordo Coletivo de Trabalho da Empresa Brasil de Comunicação foram surpreendidas nesta quinta-feira com o cancelamento da reunião previamente agendada pela comissão de negociação da EBC. O aviso chegou ao e-mail das entidades às 10 horas e 5 minutos desta quinta-feira (22). A mensagem curta dizia, apenas, que a reunião não poderia ser realizada hoje “por motivos de força maior”.
Prevendo o prolongamento das negociações para além da data base acordada (1º de novembro), os sindicatos enviaram um ofício a comissão de negociação da EBC pedindo a prorrogação por 30 dias da vigência do acordo coletivo, além de pedir que as negociações se estendam até, pelo menos, o dia 3 de novembro, para compensar a reunião cancelada de hoje. Os sindicatos esperam com brevidade a resposta da empresa aos ofícios, para que o processo de negociação não sofra interrupções e nem se prolongue como nos anos anteriores.

Resumo da Negociação até o momento

As negociações iniciaram no dia 7 de outubro, com a apresentação dos representantes dos sindicatos e da comissão que representaria a empresa. Ainda neste dia, foi estipulado um calendário acordado entre as partes para que os trabalhos fossem realizados sem o prejuízo da data base (dias 7, 13, 15, 19, 22, 26 e 29 de outubro de 2020). No dia 13 de outubro, a empresa e os sindicatos entraram em acordo em 59 das 70 cláusulas do acordo vigente, deixando apenas 11 cláusulas, em sua maior parte econômicas, para posterior discussão.
A terceira rodada de negociação aconteceu no dia 15 de outubro, quando ocorreu o primeiro recuo por parte da empresa: 4 cláusulas pré-acordadas foram novamente destacadas pelo patronato, aumentando para 15 o número de cláusulas a serem discutidas e, consequentemente, prolongando o tempo já curto das negociações. As cláusulas destacadas pela empresa foram: 9ª – Adicional de hora extra; 27ª – concurso público; 43ª – defesa profissional e 62ª – mensalidade sindical. Em vista desta nova demanda, as entidades pediram a prorrogação do acordo coletivo da EBC 18/20 por pelo menos mais 30 dias e o envio dos textos propostos para as cláusulas por escrito, para análise dos sindicatos. A proposta de prorrogação não foi aceita pela comissão de negociação da empresa, que insistiu no mesmo calendário de negociações pré-estipulado.
Na segunda-feira (19) a empresa, novamente, insistiu na discussão das mesmas cláusulas apresentadas na terceira rodada (9ª, 27ª, 43ª e 62ª). Os representantes sindicais presentes na negociação insistiram no avanço sobre as cláusulas sociais ainda a serem discutidas, o que não ocorreu por parte da empresa. As entidades, inclusive, deixaram claro na mesa de negociação o atraso no cronograma estipulado pelo próprio patronato, uma vez que a pauta de reivindicação dos trabalhadores da EBC já havia sido entregue a empresa desde o final de agosto deste ano. Não houve avanço, desde então, nas negociações.

Surto de Covid-19 na EBC

Os sindicatos dos Jornalistas e dos Radialistas de SP, RJ (Rio) e do DF têm cobrado, ainda, através de ofícios e de pedidos realizados na mesa de negociação, uma reunião de caráter emergencial com a direção da empresa por conta da convocação presencial ordenada pela DIREX 71/2020 e do aparente surto de COVID-19 que tem atingido a EBC, inclusive debilitando membros da própria diretoria, como divulgado em informe pela empresa. Desde o primeiro dia de negociação, as entidades pressionam a direção da EBC para que seja realizado um plano de retorno seguro, com protocolos que protejam os trabalhadores da EBC e atendam as especificidades de seus empregados. Até o presente momento nenhum dos ofícios enviados a empresa foi respondido.
As entidades têm trabalhado para que a empresa responda e se comprometa com a segurança de seu corpo de trabalhadores, além de atuar em diversas frentes para garantir que a saúde dos empregados da EBC seja colocada em primeiro lugar nas decisões da atual diretoria. O maior patrimônio da EBC são os seus empregados.
Comissão de Empregados da EBC
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo
Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Município do Rio de Janeiro
Sindicato dos Jornalistas Profissionais do Distrito Federal
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado de São Paulo
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Distrito Federal
Sindicato dos Trabalhadores em Empresas de Radiodifusão e Televisão no Estado do Rio de Janeiro

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias