Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

1º Seminário Nacional dos Trabalhadores no Setor de Serviços

Compartilhe:
noticias-primeiroseminariomacrossetor

Foi realizado nos dias 3 e 4 de julho, na sede do Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese), em São Paulo (SP), o 1º Seminário Nacional do Macrossetor Serviços da Central Única dos Trabalhadores (CUT). O Seminário é realizado em um momento de profundos retrocessos para os trabalhadores que vem sofrendo com o desemprego e a retirada de direitos através da Lei da Terceirização, Reforma Trabalhista, congelamento dos gastos públicos e as privatizações.

Após dois dias de debates o encontro aprovou um Plano de Lutas tendo a unidade das categorias como seu ponto central. Além disso, destaca-se do documento as seguintes iniciativas e ações:

Tecnologia e emprego no setor serviços – a ideia é compartilhar as estruturas de comunicação para maximização das sindicalizações e das ações políticas; promover programas de formação e requalificação para dirigentes e trabalhadores de base e elaborar e apresentar as principais propostas e princípios do macrossetor às candidaturas em 2018.

Macrossetor e a conjuntura – ficou definido que os ramos irão ampliar acordos e estudar modelos de macrossetores existentes; estimular negociações nacionais, em mesas únicas, em diversas pautas; levantar dados de empresas, entidades e acordos para estabelecer um banco de dados, superar corporativismos para dar respostas rápidas e conjuntas e aproximar entidades sindicais da sociedade e movimentos sociais organizados para ampliação das mobilizações.

Organização e estruturação – as ações promovidas serão avançar nas representações sindicais; construir o macrossetor como organismo da CUT e construir calendário com reuniões periódicas.

A Fitert esteve representada no seminário pelo seu diretor adjunto de política sindical Marco Antonio da Cruz Gomes que destacou a importância da realização do evento e a organização do Macrossetor Serviços como forma de trazer para a agenda dos sindicalistas a união das diversas categorias contra os ataques do governo golpista de Temer. O dirigente da Fitert (que é também do Sindicato de Trabalhadores em Rádio e TV do RJ) ressaltou ainda que o seminário foi um importante espaço para o aprendizado mútuo e a troca de experiências e que o desafio agora é dar continuidade na organização e no fortalecimento do Macrossetor.

Macrossetores da CUT

O Macrossetor Serviços reúne confederações, federações e sindicatos filiados à CUT dos setores de comunicação, financeiro, transporte, comércio, vigilantes e processamento de dados. O objetivo da sua organização é a construção de propostas de ação, solidariedade, troca de experiências e lutas em comum que fortaleçam a classe trabalhadora e suas organizações sindicais. Além do Macrossetor Serviços, a CUT também organiza outros três macrossetores, a saber, Indústria, Serviço Público e Trabalhadores Rurais.

Confira as entidades que participaram do 1º Seminário Nacional do Macrossetor Serviços da CUT:

  • Federação Interestadual dos Trabalhadores em Radiodifusão e Televisão (Fitert)
  • Federação Nacional dos Jornalistas (Fenaj)
  • Federação Nacional dos Trabalhadores em Processamento de Dados (Fenadados)
  • Contraf-CUT
  • Confederação Nacional dos Trabalhadores e Trabalhadoras no Comércio e Serviços da CUT (Contracs)
  • Confederação Nacional dos Vigilantes e Prestadores de Serviços (CNTV)
  • Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transporte e Logística (CNTTL)

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias