Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:

1ª Rodada de Negociação dos trabalhadores em TV por Assinatura no RJ

Compartilhe:
noticias-cct201920acabo-r1

Foi realizada neste 10 de outubro a 1ª rodada de negociação da Convenção Coletiva de Trabalho das TVs por Assinatura do estado do RJ. Representando a bancada trabalhista, o SinRadTv-RJ recebeu em sua sede o SETA, representando as empresas. A bancada patronal apresentou uma contraproposta ao texto enviado pelos trabalhadores de acordo com as reivindicações decididas pela base em assembleia.

Uma forte demanda foi o reajuste de 2% acima da inflação, tanto nos salários quanto nas cláusulas econômicas em geral (auxílios e afins). Hoje, a inflação acumulada no último ano, tendo por base o mês de agosto, é de 3,43% (IPCA). Entretanto, a contraproposta patronal foi de apenas 1,73% – não somente sem ganho real, como abaixo da inflação, ou seja, uma perda salarial significativa.

De fato, as empresas de TV por Assinatura do Rio (e de todo o Brasil) vivem uma situação complicada de concorrência desleal com serviços de internet e streaming. A desregulamentação desse setor é preocupante, gerando inclusive um cenário propício à pirataria. Além disso, estão empresas como a Amazon, e outras que ganharam fama tanto pelo rápido crescimento econômico quanto pelo desrespeito às leis trabalhistas em diversos países do mundo.

Para a bancada trabalhista, o objetivo é sempre a garantia dos direitos do trabalhador. Portanto, só é coerente sermos compreensivos e defender as empresas de TV por Assinatura da concorrência internacional se elas de fato se mantiverem compromissadas em respeitar as demandas básicas dos funcionários. Por essa razão, a bancada trabalhista rejeitou a primeira proposta dos patrões, e mantém a expectativa que haja avanços na próxima reunião, que será marcada para as próximas semanas.

Deixe seu comentário:

Curta no Facebook

Últimas noticias